BLOG DESTINADO AOS AMANTES DA CERVEJA , A SUA CULTURA, Á SUA HISTÓRIA . POR ELA QUE REUNIMOS É ELA QUE FESTEJAMOS.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Larousse da Cerveja, fundamental para sua biblioteca cervejeira:



 O livro LAROUSSE da CERVEJA, escrito pelo brasileiro Ronaldo Morado.  O leitor, irá mergulhar na história e nas curiosidades desta bebida que além de acompanhar o homem a séculos possui uma poderosa indústria que já é parte importante na economia de vários países. 
Larousse da Cerveja é a primeira obra nacional a abordar o tema com tamanha abrangência, um verdadeiro marco para a cultura cervejeira do nosso país. O autor, Ronaldo Morado, um “cervejólogo” confesso e pesquisador obsessivo, divide com prazer o fruto dessa paixão antiga com o leitor e conta com a colaboração de renomados especialistas, como a mestre cervejeira Cilene Saorin, que prefacia o livro, Paulo Schiaveto e Marco Antonio Falcone. 



Fartamente ilustrada, com um texto claro e acessível, a obra apresenta, além de centenas de fotos, mapas, infogramas e tabelas comparativas, uma série de apêndices informativos com endereços de cervejarias, micro cervejarias e bares especializados no Brasil eno mundo; museus e festivais internacionais; sites interessantes e vasta bibliografia, tudo para orientar o leitor neste delicioso mergulho no rico mundo da cerveja.


Um dos destaques de Larousse da Cerveja é o tópico "A espuma". A espuma é uma parte muito importante das cervejas, pois os aromas são liberados através da evaporação do gás nelas contido. Todas elas, de qualquer estilo, produzem espuma – algumas mais, outras menos. Entretanto, nem todas retêm o colarinho, característica que depende do Ao servir a cerveja, deve-se verter vagarosamente o líquido até a metade do copo; em seguida, afastar o copo e completá-lo de maneira a produzir espuma. O ideal é um colarinho de dois a três centímetros (mais ou menos dois dedos). Contudo, é preciso levar em consideração as características próprias de cada estilo – por exemplo, cervejas estilo Stout e Porter têm pouca espuma, enquanto as de trigo produzem bastante espuma.




O autor:           
                        -----------------------------

A carreira de cervejólogo de Ronaldo Morado teve início em viagens a trabalho à Europa e aos Estados Unidos, nos anos 1990. O primeiro contato com o rico universo das cervejas se deu em uma pequena cidade alemã, a 20 quilômetros de Dusseldorf. Depois do trabalho, em um biergarten Ronaldo se interessou por um copo de cerveja. Ao hegar ao hotel, seu amigo alemão fez uma bela surpresa: abriu o grosso casaco de lã para mostrar copos de cervejas que havia escondido nos bolsos, fazendo-o escolher do primeiro ao quarto na ordem de sua preferência. A cada escolha, o colega falava sobre uma determinada cerveja. Assim, começou a paixão de Morado pelas cervejas e uma coleção que, hoje, reúne mais de 250 exemplares, alguns deles presenteados por amigos cervejeiros.
Do primeiro contato, nasceu o hábito de colecionar taças e copos, que hoje Morado utiliza como um recurso adicional para expor a cultura cervejeira. “Escolher o copo certo para degustar uma cerveja, é o primeiro passo de uma boa degustação”, afirma, dando uma dica aos cervejeiros iniciantes. E daí, a curiosidade pela leitura especializada que o levou a ter uma biblioteca sobre o assunto. Mais de 80 livros, comprados em livrarias de todos os países que teve a oportunidade de conhecer e até mesmo pela internet com exemplares alemães, belgas, ingleses e até japoneses. Entre os autores mais lidos, está o famoso bier hunter Michael Jackson, que elegeu as cervejas Colorado, de Ribeirão Preto, como uma das melhores do mundo. 

  _____C.B.B_____
Colarinho Branco Beer

Nenhum comentário:

Postar um comentário