BLOG DESTINADO AOS AMANTES DA CERVEJA , A SUA CULTURA, Á SUA HISTÓRIA . POR ELA QUE REUNIMOS É ELA QUE FESTEJAMOS.

domingo, 10 de abril de 2011

Informação sobre cerveja

O que é uma cerveja de baixa fermentação?
A cerveja de baixa fermentação é aquela que foi produzida com um fermento que se sedimenta no fundo do tanque durante o processo de fabricação. Este fermento vive em temperatura fria de no máximo 12 C. Acima dessa temperatura, ele morre.As cervejas brasileiras mais populares são as de baixa fermentação, são as tipo Pilsen.

O que é uma cerveja de alta fermentação?
A cerveja de alta fermentação é aquela que foi produzida com um fermento que fica em cima do líquido, dentro do tanque, durante o processo de fabricação. Este fermento vive em temperatura ambiente.

A água é determinante na qualidade e paladar da cerveja?
Sim, a água é um dos determinantes principais da qualidade do paladar da cerveja.

O que é uma cerveja de médio teor alcoólico?
É considerada cerveja de médio teor alcoólico aquela que possui de 3.0 a 5.5 ml de álcool para cada 100ml de cerveja.

O que é uma cerveja tipo Pilsen?
Pilsen é a cerveja com baixa concentração de íons de cálcio e magnésio.

O que é uma cerveja Extra?
É uma cerveja que tem uma quantidade mais alta de açúcar para ser fermentado. Esta alta quantidade proporciona um teor alcoólico ligeiramente mais elevado, um paladar de malte mais acentuado e um amargor um pouco mais carregado devido maior dosagem de lúpulo.

Qual a diferença da cerveja da garrafa e a cerveja do barril?
A cerveja de garrafa é pasteurizada e recebe antioxidante (vitamina C), ao contrário da cerveja do barril, mais conhecida como chopp.

O que é a pasteurização da cerveja?
Pasteurização é um processo que eleva a temperatura do líquido para matar os microorganismos. É um processo de fervura. Serve para dar estabilidade ao produto e assim, garantir sua maior permanência no mercado, através do qual faz-se esterilização parcial de certos líquidos, inibindo os microorganismos e leveduras prejudiciais aos mesmos livrando-os de formas patogênicas e prolongando sua estabilidade. Em outras palavras, o processo que torna a cerveja biologicamente estável. A temperatura de pasteurização varia de 55ºC a 70ºC, sem que haja choques térmicos.

Por que é necessário pasteurizar as cervejas?
O Brasil é um país de clima tropical e de território muito extenso. As temperaturas médias na maioria dos estados são altas e as distâncias a serem percorridas para distribuir o produto são grandes, com caminhos que nem sempre são os melhores, provocando muitas vezes agitação constante das garrafas. Esses fatores são inimigos mortais da estabilidade da cerveja. Isso nos leva a pasteurizá-la, visando dar-lhe uma "vida" mais resistente, fazendo com que ela chegue ao consumidor mais distante sem sofrer maiores alterações.

Quanto tempo dura a cerveja?
As cervejas em garrafas duram seis meses e devem, de preferência, ser armazenadas em lugares frescos, protegidos de raios solares diretos e em pé, reduzindo-se ao máximo possível oxigênio dentro da garrafa. Os barris de cerveja, enquanto não consumidos, devem ser armazenados em câmaras frias, entre 3ºC e 5ºC de temperatura.

Como se deve lidar com o barril de chopp?
O barril deve ser mantido em câmera fria e não deve ser agitado para que não perca o gás. Ele também deve ser mantido refrigerado (a temperatura ideal é entre 2º e 5º C) porque assim o chopp não perde a espuma.

Qual o tempo de conservação do chopp?
Após aberto, dura 48 horas. Em câmara fria, dura 12 dias.

O mau uso dos equipamentos pode influenciar no sabor do chopp?
Sim! Periodicamente barris, válvulas redutoras, válvulas extratoras, serpentinas, cilindros de gás e torneiras devem ser limpados, passando por um processo de manutenção e assepsia para que nada possa influenciar o sabor original e perfeito do chopp. A Rede Lig Chopp Germânia proporciona este serviços a todos os seus clientes.

Como deve ser lavado o copo de chopp?
O copo deve ser lavado com água corrente e sabão neutro. Procure evitar que haja acúmulo de resíduos de gordura no interior e na borda do mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário