BLOG DESTINADO AOS AMANTES DA CERVEJA , A SUA CULTURA, Á SUA HISTÓRIA . POR ELA QUE REUNIMOS É ELA QUE FESTEJAMOS.

quarta-feira, 30 de março de 2011

A cozinha do colarinho

Massa de Pizza de Cerveja

Ingredientes (para duas pizzas grandes):
500 g farinha de trigo
15 g fermento biológico fresco (um tablete)
1 lata de cerveja pilsener
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 colher (chá) de açúcar
2 colheres (chá) de sal ou a gosto
Modo de preparo:
- Numa panela, aqueça a cerveja até aproximadamente 60ºC. Sim, é necessário esquentar. Se a cerveja estiver fria, o fermento não funciona. Se estiver mais quente que isso, ele morre.
- Desligue o fogo e dissolva o açúcar.
- Amasse o fermento com um garfo, de forma a esfarelar o máximo possível.
- Em seguida, adicione na cerveja e dissolva.
- Reserve por alguns minutos até que comece a reagir.
- Em seguida, coloque a farinha de trigo numa bacia, para misturar a massa sem fazer tanta sujeira.
- Junte o azeite ao fermento e vá adicionando essa mistura aos pouco na farinha, sempre mexendo com as mãos até dar ponto – normalmente usa-se todo o fermento preparado.
- Divida a massa em duas, reserve por aproximadamente 1 hora para que cresça.
- Cubra a bacia com um pano e deixe em um local mais quentinho, sem vento. Eu costumo colocar perto do forno, que ligo nesse momento para ir pré-aquecendo.
- Em seguida, abra a massa numa mesa polvilhada com farinha de trigo. Não esqueça de limpar muito bem antes. Os tampões de pedra são os preferidos esticar a pizza. Também dê preferência por usar as mãos para abrir a massa, mas não precisa ter vergonha de usar um rolo se necessário. Se quiser bancar o pizzaiolo e jogar para cima, cuidado com o teto. A massa tende a grudar e fica difícil de limpar depois. Acreditem, já passei por isso.
- Unte uma forma com azeite, coloque a massa aberta e pincele azeite por cima também. Leve ao forno já aquecido para pré-assar por aproximadamente 5 minutos. Para saber se está pronta, espete um palito. Se ele voltar limpo, sem massa grudada, está no ponto. Depois disso, basta montar a cobertura e levar novamente ao forno para assar. Também é possível guardar na geladeira, em um saco plástico, por uma semana aproximadamente.
- Como as combinações de sabores são inúmeras, não vou entrar nesses méritos. Você pode usar sua criatividade para isso. Queria apenas dizer que para saber se a pizza está pronta, além do queijo estar derretido e a cobertura assada, olhe a parte de baixo da massa: deve estar dourada e bem crocante. Buon appetito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário